Analista: S&P 500 e Bitcoin são macro correlacionados, mas isso não é uma coisa ruim

A narrativa recente é que Bitcoin está agora correlacionada com o preço do ouro. De uma perspectiva fundamental, os analistas dizem que isto faz sentido; tanto o BTC quanto o metal precioso são bens extremamente escassos que não são controlados por uma autoridade central e podem ser „encontrados“ por qualquer pessoa com os materiais certos.

Um analista proeminente de moedas criptográficas, no entanto, está certo de que a correlação real que Crypto Genius tem é uma com o S&P 500, o principal índice de ações nos EUA. Embora isto possa ser ruim para a narrativa de que o BTC é um ativo não correlato, o analista diz que a existência da correlação é na verdade uma tendência de alta para as moedas criptográficas.

Como a correlação S&P 500 e Bitcoin poderia funcionar em favor do BTC

Segundo o pseudônimo do analista de criptografia „PlanB“, que administra um livro multibilionário para uma instituição européia, o Bitcoin está correlacionado com o S&P 500 em uma escala macro.

Ele apontou para três retrações separadas no valor do BTC, observando como elas ocorreram no exato momento em que o valor das ações americanas diminuiu. Esses três retratamentos são os seguintes:

O primeiro trimestre de 2018 cai em resposta ao aumento das tensões comerciais entre os EUA e a China.

A queda do 4º trimestre de 2018 em resposta à Reserva Federal permitiu que seu balanço começasse a desanuviar, interrompendo o processo de flexibilização quantitativa.

A queda no primeiro trimestre de 2020 em resposta à propagação da pandemia, que resultou em uma crise temporária de liquidez que acabou sendo resolvida pelos bancos centrais do mundo.

Quanto ao porquê desta correlação ser alta para Bitcoin, o analista explicou que isso significa que se os governos e bancos centrais continuarem a bombear fiat para o sistema, as ações e a moeda criptográfica aumentarão em conjunto.

Como parar a „bomba de liquidez“, como Mike Novogratz, da Galaxy Digital, descreveu o estímulo do banco central, provavelmente levaria a um grande retrocesso em todos os ativos, causando angústia social e política, é improvável que o dinheiro deixe de fluir em breve.

BTC com probabilidade de superar as ações, outros mercados: analistas

Embora o S&P 500 e o Bitcoin possam estar correlacionados em termos de suas tendências e direcionalidade geral, isto não quer dizer que o BTC não irá superar as ações ou outras classes de ativos.

Raoul Pal, o executivo chefe da Real Vision e ex-chefe de vendas de fundos hedge europeus da Goldman Sachs, disse que acha que os fundamentos e técnicas mostram que a Bitcoin será o ativo com melhor desempenho dos próximos dois anos por uma grande margem:

„Na verdade, apenas um ativo compensou o crescimento do balanço do G4. Não são ações, nem títulos, nem commodities, nem crédito, nem metais preciosos, nem mineiros“. Apenas um ativo superou maciçamente o desempenho em quase todos os horizontes temporais: Yup, Bitcoin.

Meus níveis de convicção em bitcoin aumentam a cada dia. Já sou irresponsavelmente longo. Estou pensando agora que pode nem valer a pena possuir qualquer outro ativo como uma alocação de ativos a longo prazo“.